Jus Soli e Jus Sanguinis

Afinal, o que significa isso???

O JUS SOLI (do latim “direito de terra”) é o sistema adotado no Brasil: qualquer um que nasce em território brasileiro é um cidadão brasileiro, mesmo que os pais sejam estrangeiros (há exceções mas não vamos falar delas agora).

O JUS SANGUINIS (do latim “direito de sangue”) é o sistema adotado na Itália: a cidadania é “herdada” dos pais, não importando o local do nascimento.

É a mistura desses dois sistemas que autoriza a dupla cidadania. ?
Você é brasileiro porque nasceu no Brasil (critério de território) e italiano porque seu antepassado é italiano (critério de sangue). Como cada país adota um critério diferente, um não entra em conflito com o outro e você tem direito ao reconhecimento das duas cidadanias! ?

A Europa adotou o Jus Sanguini principalmente em consequência das grandes emigrações dos séculos passados. A ideia era dar um abrigo legal aos descendentes dos emigrantes nascidos fora do território da nação de origem.

Enquanto isso, o Jus Soli foi criado para dar reconhecimento aos que estavam indo povoar o Novo Mundo, incluindo o nosso incrível Brasil.

É muito amor saber que tudo foi pensando para que ninguém ficasse sem pátria ♥. Somos brasileiros e italianos de direito com muito orgulho desse reconhecimento! ??❤️??

Fonte da figura: INTERNATIONAL MONETARY FUND (2019)